Nossas edições se encerraram no momento
Clique no botão abaixo e seja o primeiro a saber
Sobre
O interesse pela investigação e identificação dos fatores obstacularizadores da aprendizagem e desenvolvimento dos aprendentes tem motivado a busca contínua por capacitações voltadas a este objetivo. Uma vez que os seres humanos estão em contínuo e progressivo processo de transformação, há que se incorporar o hábito de pesquisa e capacitação contínuos ao cotidiano do profissional educador, a fim de que possa acompanhar os diversos caminhos percorridos nesta odisséia chamada aprendizagem. A cada dia, novas pesquisas contribuem para a elucidação dos caminhos que o pensamento humano percorre durante a aprendizagem e se faz mister conhecer e acompanhar o que a neurociência nos revela por meio da gênese cotidiana de novas pesquisas. Toda vez que se fala em aprendizagem, a importãncia da avaliação se renova e se fortalece, visto que não há como estruturar o processo de ensino-aprendizagem sem se conhecer as especificidades do estudante. Este fato, por si só, denota o aprofundamento em relação às possibilidades de diagnose dos fatores que, porventura, possam interferir no processo de interação com as diversas áreas do conhecimento e, assim, identificar-se meios capazes de favorecer a superação de possíveis obstáculos.
Organizadores
Profa. Liliamar Hoça
unilab@unibrasil.com.brDoutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR, na área de concentração Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial e Modalidades de Intervenção.
Mais informações
- Objetivos
Identificar e diferenciar dificuldades/problemas/distúrbios de aprendizagem, defasagem cognitiva e quadros de altas habilidade e superdotação. Aperfeiçoar habilidades inerentes ao processo de aplicação e análise dos dados coletados nas provas do diagnóstico operatório e das provas projetivas. Etapas de análise e interpretação do desenho infantil. Aprofundar a análise do processo de psicogênese da língua escrita/identificação do estágio de produção da língua escrita. Conhecer os atributos dos materiais utilizados no processo de avaliação para produção dos mesmos nas oficinas. Identificar os aspectos relevantes à produção do informe pedagógico diagnóstico a fim de que o instrumento possa apresentar as informações e orientações de forma ética.
- Metodologia
Este curso visa proporcionar o aprofundamento teórico em relação aos procedimentos investigativos do desenvolvimento global do indivíduo, a partir de seu nascimento. Serão aprofundadas as informações e orientações voltadas à investigação do funcionamento cognitivo e intelectual apresentadas na primeira etapa da capacitação, além da oferta de oficina de produção dos kits de materiais utilizados no processo avaliativo. A partir desta capacitação, os profissionais estarão aptos a identificar quadros de dificuldades/ problemas/ distúrbios de aprendizagem, defasagem cognitiva e/ou altas habilidades/ superdotação, além de propor encaminhamentos às especificidades do avaliando.
- Pré-requisitos
Conclusão do Curso Livre de AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DIAGNÓSTICA - NÍVEL I