GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS PÚBLICOS

Carga Horária30h
CategoriaAula
ModalidadePresencial
ÁreaAdministração

Sobre

O desenvolvimento de programas e projetos na esfera pública é de extrema importância para amplificar o impacto social e o bom atendimento ao cidadão em diversas áreas, entre elas saúde, educação, desenvolvimento econômico, esportes, meio ambiente, turismo, comércio exterior, direitos humanos, inclusão digital, etc. ter acesso a recursos financeiros federais é de extrema importância para viabilizar programas e projetos públicos.

A correta gestão de programas e projetos públicos, utilizando ferramentas e mecanismos próprios de monitoramento e controle, bem como de avaliação do impacto, são essenciais para a excelência na gestão pública.

  • Programas Públicos – Conceito e definições; transferências constitucionais, voluntárias e obrigatórias, Plataforma + Brasil; elaboração, cadastro e formalização da Proposta; celebração do instrumento, convênios e contratos; execução; controle, monitoramento e fiscalização; encerramento do convênio/contrato; prestação de contas; e tomada de contas especial;
  • Modelo de Excelência de Gestão – MEG-TR – conceito, objetivos e benefícios;
  • Gestão de Projetos no Setor Público – antecedentes históricos, definições, aplicações no setor público: desafios e benefícios, ciclo de vida dos projetos e capital humano; modelos de elaboração de projetos públicos; monitoramento e controle dos projetos; o uso e papel dos indicadores; avaliação de resultados de projetos públicos; principais estratégias de avaliação participativa, análise de custo-benefício, avaliação de impacto social.

INVESTIMENTO: R$ 750,00

Organizadores

  • Profa. Luciana Müller

    Profa. Luciana Müller

    Engenheira Ambiental e Mestra em Engenharia Civil na área de saneamento ambiental formada pela UTFPR. Atualmente faz parte da equipe executiva da ONG Sociedade Global, é Co-Fundadora da Escola de Sustentabilidade e faz parte da Global Shapers Community. Docente do UniBrasil.

Mais informações

Objetivos

o curso visa ensinar como ter acesso a repasses federais pela plataforma mais brasil para a execução de programas e projetos públicos, seja pela administração pública municipal ou estadual, quanto por associações da sociedade civil, empresas públicas e sociedades de economia mista, e consórcios públicos.

Além disso, visa fornecer subsídios para se utilizar o modelo de excelência de gestão (MEG-TR), e modelos para a gestão de projetos no setor público, controle e monitoramento dos projetos, avaliação dos resultados, estratégias de avaliação participativa, análise de custo-benefício e avaliação do impacto social.


Dúvidas? Fale conosco