POR QUE A CRIANÇA NÃO APRENDE A LER E A ESCREVER

Os processos cerebrais para apropriação da escrita e o Importante papel da docência da escrita

Carga Horária3h
CategoriaCurso Livre
ModalidadePresencial
ÁreaEducação

Sobre

Há uma dificuldade latente em relação a leitura e a escrita e muitas explicações são dadas quando uma criança não consegue se apropriar destes processos. Uma das principais áreas que contribuem sobremaneira é a neurociência. Saber como é o funcionamento das estruturas cognitivas auxilia nas propostas de estratégias. A palestra ministrada pela Dra. Elvira leva a reflexão sobre como se aprende a ler e a escrever e os processos cognitivos envolvidos

Uma das contribuições mais significativas da neurociência em 40 anos de pesquisas sobre cérebro  e escrita é a revelação de quanto o professor é fundamental nesse processo. Outra contribuição é ter revelado que há especificidades na aprendizagem de cada língua, seja ideográfica ou alfabética. Para compreender o complexo processo de alfabetização temos que integrar os conhecimentos sobre o sistema linguístico às questões biológicas e culturais do desenvolvimento humano de quem aprende e de quem ensina. Precisamos, também, entender a história do ensino da escrita, lembrando que há pouco mais de 5 000 anos professores de diferentes momentos históricos, culturas e línguas constituíram conhecimentos pedagógicos que foram bem sucedidos em seu objetivo de formar uma geração após a outra capaz de ler e escrever.

Daremos destaque  a práticas pedagógicas para propiciar a aprendizagem de todos, bem como daquelas necessárias para que os alunos que não estejam aprendendo possam enfrentar os desafios e  sejam bem sucedidos.

INVESTIMENTO: R$ 189,00

Organizadores

  • Profa. Dra. Liliamar Hoça

    Profa. Dra. Liliamar Hoça

    Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR, na área de concentração Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial e Modalidades de Intervenção.

Mais informações

Objetivos

Conhecer os principais aspectos que devem ser considerados ao se avaliar porque uma criança no período escolar de alfabetização não aprende, resultando em apreensão para os educadores.

Dra. Elvira Souza Lima explora as questões de produção cultural e a organização sistematizada e intencional. Explora a organização do cérebro e as questões metodológicas, o planejamento e o desenvolvimento lexical.

A palestra envolvera diversos estudantes e interessados, promovendo reflexões e colocando em destaque a preocupação com questões metodológicas e o conhecimento do professor sobre como cérebro aprende.

Metodologia

Sensibilizar os profissionais da educação para a importância dos estudos da neurociência no contexto do ensino da leitura e da escrita

Incentivar os estudantes e profissionais a compreenderem os processos cognitivos envolvidos na leitura e escrita

Público alvo

Professores rede pública e particular; estudantes de licenciaturas e pós graduação, psicólogos, estudantes de psicologia.

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