PRODUÇÃO TEXTUAL COM FUNÇÃO SOCIAL

Carga Horária20h
CategoriaCurso Livre
ModalidadePresencial
ÁreaAdministração

Sobre

Este curso se justifica pela necessidade crescente de melhoria das práticas pedagógicas direcionadas ao ensino da escrita enquanto produção de textos.

Os professores e estudantes de formação de professores, precisam conhecer os elementos que constituem a produção de textos em diferentes gêneros, buscando a adequação das propostas, estilos e elementos estruturantes da língua Portuguesa.

O curso é ministrado pela professora Sandra Bozza, que com a experiência de professora de escola pública, universidade e de palestrante, e principalmente estudiosa na área, desenvolve propostas de produção com a função social.

Organizadores

  • Profa. LILIAMAR HOÇA

    Doutora em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela PUC/PR, na área de concentração Pensamento Educacional Brasileiro e Formação Docente. Graduada em Pedagogia pela PUC/PR. Possui Especialização em Educação Especial e Modalidades de Intervenção.

Mais informações

Objetivos

Analisar produções textuais de crianças em processo de aquisição da Língua Escrita.
  Classificar produções apresentadas para posterior classificação quanto às funções que a escrita possui na sociedade: registro, comunicação, lazer e orientação (ou organização).
 Apresentar proposta de produção com função social, em que haja quatro elementos indispensáveis para tal prática: função da escrita,  textual, tema e interlocutor.
 Discutir com o público sobre procedência desta prática na escola.
 Elaborar, com o público alvo, propostas de produção textual com função social, explicitando os quatro elementos indispensáveis para tal prática: função da escrita, gênero textual, tema e interlocutor.

Metodologia

O curso intenciona demonstrar que os resultados de uma boa produção textual advêm do encaminhamento que se faz no momento da proposta da atividade. Os gêneros textuais e os critérios de avaliação são apresentados de forma a garantir qualidade e coesão nos textos produzidos em sala de aula.

Público alvo

Acadêmicos de Pedagogia, Letras, professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, profissionais interessados.

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